sábado, 4 de Fevereiro de 2012

As cinco coisas de que as pessoas mais se arrependem antes de morrer*


Por vezes fico a matutar naquilo que leio, enredo-me em pensamentos, quedo-me a pensar na vida. Há uns dias atrás escrevi aqui no blog que a amizade era «talvez o mais humano dos amores», e logo recebi um e-mail a perguntar «porquê?» como se tudo tivesse que ter uma justificação. Mera opinião, mera opinião, respondi, que não tenho paciência para discussões inócuas. Lembrei-me novamente disto enquanto lia o artigo «As cinco coisas de que as pessoas mais se arrependem antes de morrer». A enfermeira Bronnie Ware lembrou-se de andar a perguntar aos enfermos terminais de que é que mais se arrependiam: 
  1. Quem me dera ter tido a coragem de viver de acordo com as minhas convicções e não de acordo com as expectativas dos outros; 
  2. Quem me dera não ter trabalhado tanto; 
  3. Quem me dera ter tido coragem de expressar os meus sentimentos; 
  4. Quem me dera ter mantido contacto com os meus amigos; 
  5. Quem me dera ter-me permitido ser feliz. 
Julgo que é fácil compreender porque é que me lembrei do e-mail enquanto lia este artigo. Por circunstâncias diversas da vida, por culpa própria nalguns casos, há muito que perdi os melhores amigos que tive - amigos insubstituíveis, porque não há amigos como os da infância e adolescência (não me perguntem porquê, não sei, é apenas uma opinião) - e enquanto lia este artigo pensei se seria mesmo preciso estar à beira da morte para ter estes arrependimentos.

(Podem continuar a enviar-me e-mails, não me perguntem é «porquê?», «porquê» pergunto-me eu todos os dias, e - ai se soubesse a resposta!)


*Artigo do «Sol»

3 comentários :

  1. Nunca gostei de "mexer" nestes assuntos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico um pouco angustiado ao pensar nesta coisas... ando aqui a pensar nos meus amigos perdidos...

      Eliminar
  2. É por isso que dizem ser melhor nos arrepender do que fazemos... rsrsrs muito bom... amei teu blog...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...